“PREPARAÇÃO PARA CONDUZIR UMA CÉLULA”

terça-feira, 24 de maio de 2011



FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA BÁSICA

2Timóteo 2:1,2 e 15

TEXTO CHAVE (2Timóteo 2:15).

É certo que Deus nos deu a unção de multiplicação e nos revelou estratégias efetivas para ganhar o mundo para Cristo, mas isto não significa que possamos enfrentar o mundo de modo improvisado. No decorrer das Sagradas Escrituras encontramos que Deus desafia Seus escolhidos e Seu povo a preparar-se a fim de ter sucesso.

Esta preparação abarca as distintas áreas da vida (1 Tessalonicenses 5:23) e é o que nos permite assumir com autoridade o compromisso de pregar o evangelho e desenvolver a visão recebida de Deus. Está comprovado que o trabalho celular garante o sucesso no crescimento da igreja, mas esta garantia emana da capacitação integral dos líderes a quem se entrega a direção de uma célula.

Conscientes da importância e da necessidade de uma preparação pessoal excelente, para ter sucesso na visão celular, preparou-se esta lição que expõe critérios fundamentais para que você obtenha a autoridade requerida para dirigir uma célula. Também o tema o ajudará a conhecer as normas necessárias para ter sucesso em sua vida pessoal.

A. CONCEITO DE PREPARAÇÃO

A preparação é o processo através do qual nos alistamos para poder alcançar um fim determinado. A disposição para preparar-se de maneira contínua e com parâmetros definidos, é o que garante que uma pessoa possa obter o sucesso em tudo quanto empreende.

As Sagradas Escrituras registram nomes de homens e mulheres que entenderam o propósito de Deus para suas vidas e responderam a Seu chamado mediante um exercício constante de preparação. O apóstolo Paulo é um exemplo claro de alguém que compreendeu a importância da preparação para alcançar sua meta na vida cristã e executar com eficiência sua tarefa. (Filipenses 3:7,8).

B. ÁREAS EM QUE DEVEMOS ESTAR PREPARADOS

Assim como a visão na qual estamos envolvidos é integral, a preparação que se requer de cada pessoa para trabalhar nela também deve ser integral, incluindo as seguintes áreas:

1. Área espiritual - A preparação espiritual implica andar em posse da santidade, consagrados completamente para Deus a fim de permanecer em intimidade com Ele. (Efésios 4:22-24).

a. Consagração

b. Comunhão com Deus

c. Atitude de serviço

d. Participar de eventos que são edificantes e ministrar à sua vida


2. Área intelectual - O líder de célula deve procurar a auto-formação adquirindo conhecimento através da leitura da Bíblia e livros que o edifiquem em todas as áreas. A preparação no âmbito intelectual exige uma renovação da mente a qual deve estar enriquecida com o conhecimento da Palavra de Deus. (Romanos 12:2).

a. Autoformação – Cultivar excelentes hábitos de leitura

b. Manter um programa consistente de estudo e leitura

c. Integrar-se em cursos de preparação espiritual

d. Conhecer seus discípulos

3. Área Emocional - Uma das áreas em que mais se deve preparar é a área emocional porquanto sua estabilidade depende da firmeza de caráter e da autoridade para orientar outros. É importante dispor-nos para que Deus transforme a auto-estima, ajudando-nos a eliminar amarguras, ressentimentos e conflitos sentimentais. (Efésios 4:31,32).

a. Que Deus transforme a auto-estima e o auto-conceito

b. Examinar continuamente suas emoções para que Deus vá formando o caráter de Cristo

c. Guardar a área sentimental para o tempo de Deus

d. Evitar e eliminar a amargura e o ressentimento

4.

Área física - Ainda que muitos considerem a área espiritual como a única que deve receber a atenção adequada, não podemos esquecer que nosso corpo é o templo do Espírito Santo e, portanto, devemos estar preparados e mantê-lo em bom estado com exercícios regulares, e uidando da alimentação. (1Coríntios 6:19).

5. Área social - O apóstolo Paulo disse que temos ao nosso lado uma grande nuvem de testemunhas, em outras palavras, a sociedade tem os olhos postos em nós e por isso devemos estar verdadeiramente preparados para dar-lhes o melhor testemunho. A preparação na área social abarca manter boas relações com nossos familiares e cultivar amizades que nos edifiquem. (Efésios 4:1-3).

a. Manter boas relações pessoais

b. Cultivar amizades que sejam edificantes, como ensina a Palavra de Deus

C. ALCANCE O SUCESSO E REFLITA-O EM SUA CÉLULA

A preparação contínua em cada uma das áreas mencionadas conduzir-nos-á ao sucesso, e este pode ser refletido na direção de uma célula cujos assistentes se sentirão desafiados a observar o líder como um modelo digno de imitar. Os especialistas concordam em oito regras que constituem passos fundamentais para obter o sucesso em todas as esferas da vida e, de uma ou de outra forma, estes passos se associam com alguma das áreas estudadas.

1. Conservar um forte desejo de alcançar a felicidade - A felicidade tem a ver com nossa vida espiritual e reflete-se nas demais áreas da vida. Esta felicidade é o resultado de permitir que o Espírito Santo seja quem tome controle de nossas vidas. (João 7:38,39).

2. Adquirir uma verdadeira paz mental - A paz mental é o resultado de ter uma consciência tranqüila. Chegamos a uma tranqüilidade de consciência quando confessamos nossos pecados e temos claro como ocorria com o apóstolo Paulo, que todos os nossos erros do passado foram cancelados na cruz do Calvário. (Atos 23:1; Gálatas 2:20).

3. Ter segurança - A segurança é uma das maiores preocupações da maioria das pessoas. Diante disso é importante que você tenha em conta que a verdadeira segurança não é proporcionada por um exército, nem a polícia, mas que é dada diretamente por Deus quando Jesus se torna o Senhor e Salvador de nossas vidas. (Salmos 127; Salmos 34:7).

4. Procurar o equilíbrio na vida familiar - O líder deve entender que sua primeira conquista tem que ser a de sua família. O casamento estável é como uma cidade murada, onde todos os que estão dentro dela vivem seguros. A outra parte do equilíbrio familiar está definida pela relação que mantemos com os filhos ou tempo de convívio com eles. (Provérbios 9:1).

5. Desejar a prosperidade integral - A bênção de Deus sempre é integral porque cobre todas as áreas de nossa vida, financeira, física, espiritual e material. O apóstolo Paulo disse que Deus nos abençoou com toda sorte de bênção espiritual nos lugares celestiais em Cristo. Isto significa que tudo nos irá bem. (3 João 2)

6. Selecionar nossos amigos - Os amigos constituem um grande apoio em momentos críticos, mas devemos considerar que eles sejam tementes a Deus e separados do mal. Uma verdadeira relação com Deus levar-nos-á a uma relação sadia com nossos amigos. (Provérbios 18:24).

7. Manter a esperança - Uma das mais sujas intenções do adversário é fazer com que o homem perca totalmente a esperança, tanto a nível individual como familiar, e ainda em relação ao seu trabalho e a seus pais. Mas o líder deve manter a esperança porque se esta é perdida, nunca terá metas nem conseguira projetar-se. (Eclesiastes 9:4).

CONCLUSÃO

As células constituem uma grande estratégia para a multiplicação da igreja em todos os níveis, mas o sucesso das mesmas fundamenta-se na preparação que tenha aquele que as dirige. A preparação significa a aquisição de recursos para fortalecer todas as áreas de nossa vida e desta forma alcançar um determinado fim. Toda pessoa deve preparar-se a nível espiritual, intelectual, emocional, físico e social para obter o sucesso em sua vida e na visão celular.

Examine até que ponto se considera adequadamente preparado para dirigir uma célula. Observe as distintas esferas de sua vida e fortaleça aquelas em que note alguma deficiência ou fraqueza.

Organize seu tempo para desenvolver um cronograma de preparação. Defina metas específicas e dia após dia realize uma atividade que lhe permita avançar até alcançá-la.

0 comentários:

Postar um comentário

 
IBMJP Assunto de M-12 | by TNB ©2010