Modelo dos 12

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Pr. César Castellanos Dominguez, do MCI, Bogotá, Colômbia, usou o modelo da Coreia por vários anos. Frustrado com os resultados, passou a buscar de Deus uma estratégia de crescimento. Foi quando recebeu no seu coração a visão de um novo modelo de Igreja em Células. Assim como Jesus seleccionou doze dentre a multidão e os treinou, deveria acontecer com o pastor. Seguindo o mesmo princípio de 2 Timóteo 2:2; os doze ganhariam vidas e levantariam outros doze líderes, estes outros doze e assim por diante.

EM QUE CONSISTE O MODELO DOS 12?

O evangelismo é feito através das células. A visão consiste em o líder da célula gera e discipula doze líderes dentro da mesma. É como se fossem os seus filhos. Cada um abrirá sua célula e fará a mesma coisa. Quando um membro da célula se torna um líder, ele continuará ligado ao seu próprio líder, agora como membro do seu grupo de doze, para continuar sendo discipulado e apascentado. A multiplicação da célula é feita quando surge um novo líder. O alvo é que aquela célula se multiplique em doze células, lideradas pelos doze líderes nascidos nela. Quando o líder original completar os seus doze “filhos”, poderá distribuir os membros remanescentes de sua célula entre os seus líderes e passará a cuidar dos doze e ajudá-los a reproduzir o que foi feito com eles.
A expressão “modelo” é aplicada pelos princípios que vemos na Palavra de Deus. Modelo é uma forma que não somente modela, mas que é tida como referência do que produz. O mesmo acontece no processo da Visão; Líderes são o exemplo para as sequentes gerações de discípulos e estes a outros que os sucederão. Foi o que o apóstolo Paulo disse a Timóteo: “Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” I Timóteo 4:12.

Na Bíblia, de Génesis a Apocalipse, tanto em factores físicos como espirituais, Deus agiu com o princípio dos 12. Numericamente, 12 significa “governo”. Por isso encontramos:
- 12 horas para o dia e 12 horas para a noite
- 12 meses para o ano
- 12 portas na cidade
- 12 pérolas
- 12 mil estádios é a sua medida
- 12 x 12.000 = 144.000 o número dos assinalados com o selo
- 12 fundamentos
- 12 homens para espiarem a Terra da Promessa
- 12 frutos
- 12 discípulos
- 12 apóstolos
- 12 tribos em Israel
- 12 pedras no peitoral do sacerdote
- 12 fontes de água
- 12 palmeiras
- aos doze anos Jesus é decretado “Filho da Lei” e lê as Escrituras na sinagoga

Quando cada um dos seus doze tiver também os seus 12 (1ª geração), serão 144 “netos” do líder original. Os 144 (2ª geração) geram os 1728 (3ª geração), estes geram os 20.736 (4ª geração), depois os 248.132, 2.977.584, 35.731.008 e aí por diante. Dá-se uma multiplicação exponencial. Neste modelo a força da edificação contínua, o discipulado acontece no grupo de 12, que forma a equipe principal do líder no desenvolvimento do seu ministério.

O Modelo dos 12 governa as gerações em que se multiplicou. Células multiplicam-se noutras células, porém o modelo dos 12 gera gerações de vidas. Vidas que um dia estarão diante do trono e se prostrarão perante o Cordeiro Santo.

Estrutura – Tendo em vista o discipulado integral, a visão engloba evangelizar todo o tipo de descrentes; libertar os oprimidos do diabo; sarar as enfermidades físicas, emocionais e espirituais; integrar os convertidos na vida da Igreja local, ensinar toda a Palavra de Deus, treinar os discípulos para exercerem a obra do ministério e enviar os discípulos a reproduzirem a missão de ganhar, consolidar, discipular e enviar. A fim efectivar o discipulado, foi desenvolvida uma estrutura dinâmica para a na Igreja local que assenta em quatro pilares denominada “Escada do Sucesso”.

A VISAO SÓ FUNCIONA COM OS 12

Na Igreja em Células, Cristo é a Rocha, o Fundamento, mas os 12 são as Colunas onde assenta toda a estrutura! Assim como numa construção as colunas precisam estar bem firmadas, alicerçadas, cavadas, bem firmes, assim funciona também a igreja celular no modelo G12!
Os 12 representam o Governo para o crescimento. Cada discípulo, líder de célula, obrigatoriamente, fará parte de um G 12 e também formará o seu próprio G 12!

JESUS E O PRINCÍPIO DOS 12

O Líder é a Chave (João 20:21-22).
- Jesus provou que o modelo de 12 dá os melhores resultados no crescimento da Igreja de ministérios.
- Jesus deu a Sua vida e o Seu modelo aos 12 que escolheu.
- através dos seus 12 Jesus edificou uma nação capaz de conquistar para si mesmo todas as nações do mundo (Mateus 28:19- 20).
- através dos seus 12 ele construiu uma equipa capaz de ganhar multidões (Mateus. 9:34-10:1).
- com os seus 12 Jesus formou uma equipa capaz de fazer a vontade do Pai (Marcos 3:13-14).
- Jesus deu a sua vida pelos 12 estabelecendo um exemplo divino (I Coríntios. 11:1).
- Jesus deu a sua vida pelos 12 para que eles edificassem a Igreja (Mateus 16:18).

Jesus viu cada um dos seus 12 como um Líder mundial.
- Jesus não escolheu os seus 12 baseado em quem eles eram, mas no que eles se tornariam. (João 15:14-16).
- Jesus escolheu os seus doze de acordo com o seu propósito (Deuter. 29:29, João 5:17-19).
- o Modelo dos 12 sempre esteve no coração de Deus (I Reis 4:7, I Reis 18:31-32).

César Castellanos diz da sua experiência e convicção: “Se você treinar doze discípulos e conseguir reproduzir o carácter de Cristo que já está em si na vida deles, e se cada um deles fizer o mesmo com outros doze, transmitindo a mesma convicção a cada um, irá experimentar crescimento sem limites… Baseado na experiência de Jesus, O Princípio de doze é um modelo de liderança revolucionário que consiste em um líder escolher doze discípulos de forma a reproduzir o seu carácter e autoridade neles para o desenvolvimento e implementação da visão da Igreja local”.

- formar os seus 12 é uma questão de obediência a Deus.
- os 12 devem aprender a caminhar na unção de milagres (Mateus 10:1).
- os 12 doze devem aprender a andar em compaixão (Mateus 9:35-38).
- os 12 devem aprender o que significa pastorear pessoas (Mateus 10:1).

O MODELO DOS 12 É PARA A CONQUISTA DE NAÇÕES

- 12 fala de Apostolado = autoridade (Lucas 10:19-21).
- 12 fala de Discipulado = comunidade (João 15:5-14).
- 12 fala de Selecção = intimidade (Marcos 3:13-15).
- 12 fala de Guerra Espiritual = conquista (Num. 13:1-16).
- 12 fala de Treinamento a outros (II Timóteo 2:2)

A Visão Celular é fácil, prática e possível. Todos podem participar e estar debaixo de uma cobertura, pois a Igreja em Células no Governo dos Doze é um lugar restaurador e animador da fé. É o lugar do sonho de Deus, para dizer a cada individuo que é possível ser feliz.

O governo dos 12 é uma proposta bíblica desde os tempos primordiais, dos patriarcas Abrão, Isaque e Israel (pai dos 12 conquistadores de territórios); do libertador Moisés (que teve os seus 12 homens para espiar a terra); de Salomão (que tinha os seus 12 príncipes para cuidarem das causas do rei e do povo); de David (que tinha os 12 e os líderes de cem e de milhares para governarem dando protecção a todo o seu território); dos profetas (Elias - com as 12 pedras). E o mentor Maior, Jesus, que gerou os seus 12 que influenciaram e mudaram o mundo. Apocalipse 21 menciona essa restauração.

A Igreja Celular no Modelo dos 12 tem estas ferramentas para conquistar territórios e alcançar todas as promessas que já foram faladas pela boca do próprio Deus. Ela gera líderes de compromisso, renuncia e santidade, homens e mulheres dispostos a serem moldados, transformados que conquistam e que novamente transtornarão o mundo!
 
IBMJP Assunto de M-12 | by TNB ©2010